top of page

A Harley Davidson mais rápida do Brasil na Gump’s Drag Race 2024

No final de semana de 20 e 21 de abril passado, aconteceu no município de Tremembé, SP, mais uma edição da já tradicional corrida de arrancadas de Harley Davidson, Gump’s Drag Race, reunindo dezenas de pilotos e suas enormes motos na tentativa de conquistar o prêmio de Harley Davidson mais rápida do Brasil.


gump's drag race 2024

O complexo de arrancadas Race Valley ficou pequeno para o número de pilotos, equipes, motoclubes e expositores que estiveram nos dois dias desse evento, que já pode ser considerado um dos principais eventos de motos custom do país.


A Gumps Drag Race já começou antes do evento em si


Ainda que a Race Valley tenha aberto seus portões para o público e os motores tenham começado a roncar só na manhã do sábado, na verdade, os preparativos para o evento já começam meses antes nas inúmeras oficinas especializadas em Harley Davidson do Brasil.


Em nossa redação, havia tempos que também já esperávamos por esse final de semana e na sexta, pudemos receber na redação nossos amigos Flávio e Mariana (Los Condes), Badauê (o maior YouTuber sem canal do Brasil), seu amigo Toninho e nossas famílias para um jantarzinho especial. Afinal de contas, dessa vez, nós fomos meio que anfitriões, já que o evento acontece em nossa área.


Gump's Drag Race: Um evento “gringo”


Não é só a presença da Harley Davidson que faz o evento ter cara de “gringo”. Na verdade, essas incríveis motos norte-americanas são só a desculpa para reunir o que há de melhor no universo custom nacional, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, mesmo com os preços das HDs chegando a cifras impossíveis.


gump's drag race 2024

Desde a primeira edição que, por sinal, estivemos presentes, já constatamos que a drag race do Julio Gump é um evento que atinge os padrões dos melhores eventos em países desenvolvidos, especialmente as Drag Races que acontecem nos Estados Unidos, que são o referencial quando se fala em Harley Davidson.


Ricardo Medrano - Johnnie Wash

Ricardo Medrano, proprietário do famoso estúdio de customização de motos em SP, Johnnie Wash, que esteve presente com uma mega estrutura de alimentação, falou com o Portal Gasolina: “ – assim,em termos de estrutura eu fiquei bastante impressionado, e o local é muito gostoso, né?! Porque você está num vale, você vê as montanhas atrás, você vê a pista inteira… de noite dá aquele friozinho, nessa época que nós estamos, que é gostoso… durante o dia, aquele sol bacana”.



Os pilotos são as estrelas o evento


Diferentemente de outros eventos de motos do Brasil, também bem interessantes, como o Rodeo Lucky Friends, o Against The Wind... o foco da Gump’s Drag Race é a arrancada e, nesse ano, as motos vieram mais preparadas que nas últimas edições.


Foi notável a presença de nitro, turbo, pneus especiais, controladores de injeção e até mesmo as drag bars, entre os pilotos que vieram para conquistar seu lugar no pódio. Poucas foram as motos que entraram na pista do jeitinho que vieram de fábrica.


Entre os pilotos que se destacaram nesta edição da prova, conversamos com o Eduardo Pessolato que conquistou o terceiro lugar na categoria V-ROD. Eduardo acelerou sua motoca pela equipe Los Condes e, por muito pouco, não garantiu o segundo lugar.


Eduardo Pessolato no Gump's Drag Race 2024


Luciana König na Gump's Drag Race

A presença das meninas pilotando também tem crescido, e esse ano acompanhamos de perto a participação da Luciana König, também da equipe Los Condes, que correu com sua Breakout. Da Joziele Soares, da equipe Contra Kulture, correndo na categoria M8, entre outras meninas incríveis, que aceleraram forte no asfalto da Race Valley.


Joziele Soares na Gump's Drag Race 2024

Um destaque para Missi Monteiro, que ano passado subiu ao pódio e veio esse ano com uma Harley turbinada para tentar o posto de Harley Davidson mais rápida do Brasil e disparou na pista, mas, infelizmente, ela sofreu um acidente em uma de suas passadas. Apesar do susto de todos, ela está bem e já falou conosco agradecendo o carinho de toda a galera.


Missi Monteiro na Gump's Drag Race 2024

Ambiente Familiar


Quem esteve em todas as edições da Gump’s Drag Race pôde sempre constatar que a agressividade é uma característica dos motores, porque o ambiente é muito tranquilo e compatível com todas as idades.


Além disso, essa corrida já se firma como um ponto de encontro de amigos de estrada de todo o Brasil que se afunilam na pequena cidade de Tremembé e fazem do lugar uma verdadeira festa.


C. S. Lewis já dizia que a amizade começa quando duas pessoas gostam da mesma coisa, e essa teoria é comprovada ali.


Além disso, sentimos também o clima de amizade entre pilotos, que deixam a rivalidade para a pista, mas que estão sempre atentos para ajudar um ao outro nos boxes das equipes, com dicas, aquele “pulo do gato” para ganhar uns décimos de segundo ou, até mesmo, na manutenção das motos.


A Harley Davidson mais rápida do Brasil


O título de Harley Davidson mais rápida do Brasil ficou para o Johnny, da Brutal Garage, que mais uma vez cravou seu lugar no posto mais alto do pódio, fazendo os incríveis 6.517 segundos, somando-se o tempo de pista e o tempo de reação, quase 1 segundo a menos em relação a seu récorde de 2021, quando também foi a Harley Davidson mais rápida do Brasil.


Esse posto também é compartilhado com Fábio Balestieri, da El Camino, que subiu no posto mais alto do pódio nas edições de 2022, com 6.719 segundos, e em 2023, com 6.773. Porém, esse ano, sua moto quebrou antes da corrida e ele não disputou o posto com o Johnny.


Só a título de comparação com o cenário nos EUA, o atual recorde em pista de 1/8 de milha, como a da Race Valley, na categoria Top Fuel, que é a mais rápida categoria de arrancada de Harley Davidson no território norte-americano, foi de 4.082 segundos, de Jay Turner, na pista Rockingham Dragway, em 30 de novembro de 2022.


Porém, essa categoria é a mais equipada e com maiores exigências no cenário americano. Para se ter uma ideia, os paraquedas para frear as motos são obrigatórios para as máquinas que ultrapassam 200 mph nessa categoria, segundo o regulamento da American Motorcycle Racing Association (AMRA).


Nós acreditamos que, logo logo, começaremos a ver esses tempos acontecendo aqui nas pistas brasileiras, mesmo que o investimento para se construir uma drag bike no padrão das americanas seja bem maior que lá nos EUA. É só uma questão de "quando", não de "se".


pilotos na fila da Gump's Drag Race 2024

Assista ao nosso vídeo com uma coletânea dos melhores momentos da Gump's Drag Race 2024 em nosso canal do YouTube:




87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page