Da Polônia a Portugal numa clássica BMW
top of page

Da Polônia a Portugal numa clássica BMW


A montadora alemã BMW lançou há pouco tempo uma moto com design mais clássico, mais voltado às estradas, a R18 e, recentemente promoveu uma viagem por Portugal: The Great Getaway Portugal.


Conversamos com Karolina Wręczycka (https://www.instagram.com/polishmotogirl/), que foi uma das convidadas da BMW para percorrer as belas rodovias portuguesas com essa moto e também buscamos conhecer um pouco da vida dessa piloto que ama motos desde sempre.


Karolina, conte-nos sobre você. Como você se interessou por motores, especialmente duas rodas.

Você está perguntando há quanto tempo me interesso em motocicletas, na verdade, desde sempre. Eu tenho andado de motos há 30 anos. E comecei quando tinha 7 anos. Toda a minha vida, as motos acabavam se tornando meu trabalho de tempos em tempos. Sou um pouquinho inusitada, porque adoro motos grandes, pesadas e rápidas. Eu pilotei esse tipo de moto minha vida inteira. Fui a primeira a comprar a Yamaha Warrior 1700 na Polónia. Foi em 2006 e esta moto está e estará comigo.


– Recentemente, em seu Instagram, pudemos vê-la pilotando uma BMW R18 da Polônia até Portugal. Conte-nos sobre o The Great Getaway Portugal, por favor.

O The Great Getaway Portugal é um projeto da BMW Motorrad para o qual eu fui convidada. Esse evento incrível irá aparecer na mídia já já. Mais ou menos uma dúzia de pessoas do mundo inteiro foram convidados. Tivemos o prazer de pilotar as R18 por 9 dias no belíssimo Portugal. Todos os dias nós subíamos nas nossas motos, curtindo a próxima aventura que viria.


– Aqui no Brasil nós não temos a R18 ainda. Conte-nos sobre a moto. O que pode nos dizer? Seria uma boa alternativa à Harley Davidson?

A BMW R18 é realmente ótima. Acredito que a BMW esteja iniciando uma nova história com motos clássicas com essa motocicleta. Veja a aparência das motos modernas. Para onde vão as grandes marcas. São formatos cósmicos, motos cheias de eletrônica e modernidade. Nós, motociclistas de verdade, realmente queremos isso? O que nós perdemos? Sentimos falta de motos grandes, rápidas e velhas motos com alma. Que sempre serão atemporais. Estou errada? O que você sente falta? Qual é a melhor moto que você se lembra? E, com qual você gostaria de ficar para o resto de sua vida? Eu acredito que a R18 é uma boa nova e uma alternativa formidável à Harley Davidson.


– Como está o cenário das motos na Polônia? Muitas motos? Quais modelos?

As vendas aumentaram na Polônia. De acordo com informes, em 2020 tivemos 21.815 novas motos licenciadas. No ano passado, entre novas e usadas, foram licenciadas no total 81.969 motos. O mercado está crescendo. Logo teremos os informes para esse ano. Em geral, temos um problema com a disponibilidade de modelos. Prevalece no ranking de vendas da Honda, Yamaha, BMW por sua vez.


– E você tem alguma nova aventura em mente? O que você pensa em rodar de moto aqui no Brasil?

Em dezembro recebi um convite de amigos que conheci no evento da BMW. Portanto, tenho um plano de voar para a Colômbia para andar de moto lá. Amo viajar e o Brasil seria um sonho. Especialmente em motocicletas BMW R18.

Tenho a impressão de que a gasolina tem o mesmo cheiro em todos os lugares e que a paixão conecta as pessoas.


(A versão original, em inglês, pode ser lida em:https://www.portalgasolina.com/post/from-poland-to-portugal)






28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page