top of page

Por que o pneu de moto fica quadrado?

Você já teve aquela sensação, quando está pilotando e vai deitar a moto para fazer uma curva e parece que você passou por um degrau na pista? Dá até um sustinho quando não se está esperando essa reação, e isso acontece porque, certamente, o pneu da sua moto já ficou quadrado.


Não! Não estamos falando da bola quadrada do Quico! É claro que tecnicamente falando, o pneu não ficou realmente quadrado, mas é um tipo de desgaste que acontece nos pneus de motos, que dá essa sensação de que o pneu de sua moto acabou virando um pneu de carro.


Desgaste comum para quem pega estrada


Se você é um piloto de motos de pista, certamente o pneu de sua moto irá gastar por inteiro e você não sentirá esse efeito do pneu quadrado. Aliás, se você é piloto, nem precisa continuar lendo esse artigo e vá treinar suas curvas e aceleradas, porque você já deve saber do que estou falando.


harley davidson na estrada

Mas, se você é como eu, simplesmente um cara que gosta de pegar suas motos e partir para a estrada, esse é o tipo de desgaste mais comum que irá acontecer nos pneus de sua moto.


De repente, depois de alguns milhares de quilômetros rodando com seu pneu, você começa a deitar a moto para uma curva e sente aquela puxadinha por lado. Mesmo nas retas, quando você passa por alguma deformidade da pista, se o pneu de sua moto está quadrado, você sentirá uma leve puxadinha pro lado.


Isso ocorre justamente porque, na pilotagem normal, em estradas e ruas, você está com sua moto mais tempo na posição vertical, do que deitada fazendo curvas, e ocorre um desgaste muito maior no centro da banda de rodagem do pneu do que nas laterais, que só têm contato com o calçamento da pista nas curvas.


Isso vai fazendo com que o centro da banda de rodagem do pneu vá ficando mais achatado que as laterais, criando esse efeito de pneu quadrado. Tem solução? Sim! É só trocar o pneu.


Pneu quadrado, mas nem alcançou o TWI


E o pior é que, muitas vezes, dependendo da marca de pneus que você usa e do tipo de rolê que você faz, a coisa é tão centralizada que, numa simples inspeção visual, você logo identifica que o desgaste nem chegou perto do TWI (Tread Wear Indicator), que é aquela marca de segurança que existe nos pneus, indicando o limite máximo de desgaste para que ele continue garantindo sua segurança.


pneu de moto com TWI indicado
aqui temos um pneu de moto que já está ficando "quadrado", mas o desgaste não chegou nem perto do TWI.

O pneu ainda está com os sulcos bons, ainda tem "carne", por assim dizer, mas quando você roda com a moto, sente claramente os defeitos da pista puxando sua moto para os lados e aquele efeito de degrau quando deita para fazer uma curva.


Pois é, parabéns, você rodou muitos quilômetros, deve ter visto belas paisagens, conhecido cidades maravilhosas e gente bacana, mas seu caminho tinha poucas curvas.


Isso é perigoso?


Se a linha dos sulcos no meio da banda de rodagem estiver gasta, sem dúvida, mesmo que, na lateral, ainda esteja longe da marca de segurança. Além disso, se você ainda não tem tanta experiência na condução da moto, essas puxadinhas que a moto sofre por conta do achatamento da banda de rodagem, podem te dar um susto e ocasionar a perda do controle da moto.


close de um pneu de moto precisando ser substituído
Aqui está um pneu que já ficou quadrado e já está na hora de ser substituído. Percebe-se claramente que ele está bem achatado no centro

Isso sem contar as curvas, que se tornam cada vez mais perigosas em virtude da velocidade e das condições do piso.


Como evitar?


Existem várias maneiras de se evitar isso e a primeira delas é rodar sempre com a calibragem indicada para o tipo de pneu, o tipo de moto, a carga que se está levando na moto, a velocidade que vai rodar e o piso.


Não precisaria nem lembrar disso aqui, mas pneu descalibrado pode levar a um acidente sério. Então, verifique no manual da moto qual a calibragem ideal para o que você vai fazer com ela.


A segunda maneira de evitar o pneu quadrado é muito mais divertida: faça curvas!


duas Harleys em uma curva na estrada

Comece a planejar seus rolês por estradas que com uma boa média entre retas e curvas. Eu sei que nem sempre isso é possível e tem gente que ainda tem medo de curvas, o que é muito normal.


Eu mesmo, como sofri um acidente besta numa curva para a esquerda, sempre que vou virar pra esse lado, deito a moto com o um pouco mais de receio. Mas, um dia minha terapeuta conseguirá me fazer perder esse trauma.

Mas a receita é essa: faça curvas.



45 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page