Pan America desembarca no Brasil
top of page

Pan America desembarca no Brasil

Atualizado: 10 de mar. de 2023

Não estamos falando da extinta empresa de aviação PanAm, que já deixou de voar em nossos céus há muito tempo, mas quem acompanha as redes sociais dos vendedores ou os perfis das concessionárias da Harley Davidson no Brasil já percebeu que a Pan America 1250 Special já desembarcou por nossas terras e até rolou um evento para a imprensa especializada numa fazenda do interior de São Paulo.


Antes de mais nada, vamos dizer que os caras precisam aprender com a Triumph, que lançou uma edição limitada de uma motocicleta esses dias e só teve influencers no evento. A imprensa especializada teve que se contentar com os press releases.


Mas, voltando ao tema, a moto que já havia sido lançada nos EUA há algum tempo, tendo como garoto propaganda o CEO da Harley, o senhor Jochen Zeitz, além do próprio Aquaman, Jason Momoa, acaba de chegar no Brasil, devidamente homologada e já se encontra em exposição e pré-venda nas concessionárias da marca.



É a primeira Adventure Touring da marca americana e, apesar da torcida de nariz dos entusiastas da Casa de Milwaukee mais radicais, ela parece ter caído nas graças dos proprietários de Harley Davidson. Afinal de contas, agora você pode ter uma Harley que vai rodar em algumas estradas de terra sem todo o perrengue que você passaria em uma Street Glide, por exemplo.


A Pan America é uma moto bacana, realmente, e veio para competir nesse seguimento das famosas Big Trails, onde reinam as europeias BMW e Triumph. Seu motor Revolution Max de 1250cc, refrigerado a líquido e com 150 cv (segundo o site da montadora), rende tão bem quando se precisa de torque quanto para as altas velocidades em pistas de asfalto. O motor também faz parte do chassi da motocicleta, diminuindo o peso geral da moto.

Além disso, ela possui suspensão adaptativa, abaixando o assento da moto quando ela está parada. Isso dá um certo conforto pra galera de menor estatura na hora de subir ou descer da cavalona e a suspensão ainda é semiativa, com controle de pré carga eletrônico. Esse controle de carga faz uma medição do peso do piloto, da garupa e da bagagem da moto e ajusta a suspensão de acordo. Além disso, você ainda pode configurar a suspensão escolhendo entre 5 setups pré-programados: conforto; equilibrado; esportivo; off-road suave; off-road firme.


Outra coisa bacana dessa moto é o sistema de faróis Daymaker. De acordo com a inclinação da moto, o sistema projeta um feixe de luz adicional nas curvas para iluminar áreas que poderiam ficar escuras só com um farol normal. E esse feixe de luz aumenta e diminui gradativamente de forma que nem parece que a moto acendeu uma luz auxiliar, mas a luminosidade fica totalmente integrada ao feixe de luz principal.

Nós, do Portal Gasolina, estávamos pensando que não tão cedo veríamos uma motocona dessas no Brasil, mas ela até que chegou bem rápido. Contudo, o mais curioso foi que no mesmo ano que a Harley Lançou uma Adventure, a BMW, que reinava nesse seguimento, lançou uma Cruiser de respeito, a R18, que também já está chegando ao Brasil.


Então, pelo jeito, nós teremos uma Big Trail da Harley e uma Custom da BMW rodando por nossas estradas logo logo. A Pan America 1250 Special está sendo negociada no Brasil por aproximadamente R$ 139.995,00 e as entregas serão realizadas no segundo semestre, mas se você estiver interessado em conferir de perto essa moto, é só dar um pulinho em sua concessionária Harley Davidson mais próxima.



13 visualizações0 comentário
bottom of page