Fugindo da chuva
top of page

Fugindo da chuva

Atualizado: 10 de mar. de 2023

No último sábado, gravamos o piloto de um novo programa do Portal Gasolina ainda sem nome, mas que, pelo fato do roteiro ter ido pro brejo já nos primeiros 30 minutos do passeio, quando conferimos a previsão do tempo, já deu pra perceber que é mais um programa com a nossa cara. Só precisamos criar um nome para ele, e para isso, contamos com sua ajuda.



A proposta do novo programa é conhecer as curiosidades, facilidades (e os perrengues, claro!) para se tentar chegar de moto em alguns destinos turísticos desse nosso planeta. Como o orçamento do canal ainda é baixo e nossa sede fica numa região extremamente favorecida por localidades agradáveis e belas, o primeiro passeio foi para São Bento do Sapucaí, valorizando aquilo que temos em nosso quintal, antes de sair para aventuras mais distantes.

E, porque num piloto desses, não podemos passar perrengues sozinhos, convidamos nosso amigo, já conhecido do Portal Gasolina desde a busca da Pamonha da Dourada, Partes 1 e 2, Fausto Dóro, que dessa vez veio acompanhado de sua esposa, Lucimara. Portanto, ao que parece, esse novo programa de nosso conglomerado midiático terá uma característica mais romântica.


São Bento é uma pacata cidade que fica encrustada em meio aos maciços da Serra da Mantiqueira bem na divisa com o sul do Estado de Minas Gerais. Ela fica tão na divisa, que muita gente pensa que ela pertence ao lado mineiro, mas ela fica no Cone Leste Paulista, na região do Vale do Paraíba, logo atrás, por assim dizer, de Campos do Jordão.


Essa pequena cidade é destino certo para quem busca se refugiar no clima ameno das montanhas, mas não gosta da badalação da vizinha Campos do Jordão. Com sua vasta culinária e clima friozinho, suas pousadas e hotéis-fazenda sempre convidam o visitante a esticar sua estadia na região para conhecer todos seus pontos interessantes.


Como testemunhas implacáveis de eras geológicas antigas, os três picos rochosos que atraem inúmeros turistas de aventura para a cidade, podem ser vistos de quase todos os cantos. A famosa Pedra do Baú, ladeada pela Bauzinho e pela Ana Chata, são o foco central da paisagem que já pode ser avistada da estrada que serpenteia pela divisa de Estados, ora em São Paulo, ora em Minas Gerais, retornando para São Paulo.


A cultura da cidade também merece atenção, com seus blocos de carnaval tradicionais, seus antiquários e seus artistas plásticos famosos. Nesse primeiro passeio, após deixar o Antiquário Mazzaropi, que fica bem na entrada da cidade, fomos visitar o ateliê do artesão Ditinho Joana para conferir de perto seu talento em produzir esculturas de madeira utilizando peças únicas, que são extraídas de árvores nobres que acabam morrendo naturalmente. Chegando lá, recebidos por Alexandre Joana, descobrimos que o talento foi herdado pelos descendentes que dividem com Ditinho a arte do formão.


Por sorte – e porque contamos com um Roteirista que sempre programa nossas vidas da melhor maneira –, bem à frente do ateliê do Sr. Ditinho, havia uma feira de produtos locais onde pudemos comprar um bom queijo "meia cura" e um requeijão de prato, laticínios típicos da região.


Mas, como nem tudo acontece da maneira que queremos, uma chuva torrencial resolveu entrar no nosso bonde de Harleys e, para não passar um mal estar desnecessário, como diria Luiz Gustavo Cabett, optamos por descer a serra antes que o aguaceiro nos pegasse e deixamos os demais pontos turísticos e gastronômicos da cidade, bem como a estrada que passa aos pés da Pedra do Baú e sobe mais ainda a serra com destino direto a Campos do Jordão, para uma segunda viagem.


fugindo da chuva, literalmente

Era isso, ou encarar uma estrada de pista única, bem íngrime, com asfalto antigo e escorregadio, na chuva, com motos pesando mais de 500kg, somando o veículo e seus ocupantes. Melhor não arriscar o perrengue desnecessário.


De qualquer forma, o Roteirista fez com que chegássemos ainda secos até o distrito italiano de Quiririm, em Taubaté, para se abrigar do dilúvio na Cervejaria Bergway. Um belo prêmio de consolação para quem não conseguiu comer uma truta no alto da serra.


Se você quiser conferir essa primeira parte do passeio a S. Bento do Sapucaí, assista nosso vídeo no Canal do YouTube, não esquecendo de fazer sua inscrição, deixar seu like e comentar o vídeo, sugerindo que nome damos a esse programa mais turístico, por assim dizer, do Portal Gasolina.

Deixe aqui também, em nosso site, seu comentário com a sugestão para um nome bacana para esse programa mais romântico e turístico do Portal Gasolina. Além disso, fazendo seu cadastro aqui em nosso site, você sempre fica sabendo das novidades do Portal e ainda irá participar de promoções especiais, voltados para os membros do site.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page