O "Toma lá, dá cá" no mundo movido a Gasolina.
top of page

O "Toma lá, dá cá" no mundo movido a Gasolina.

Existem inúmeras regras que regem o mercado, mas cada mercado tem suas peculiaridades, vou expor aqui algumas opiniões particulares que venho formando ao longo de anos como intermediador e indicador em negócios com veículos antigos e especiais. Quero deixar bem claro que não são verdades absolutas e sim percepções.



Este mercado vai muito além da "Lei da oferta e da procura"; tem muita coisa envolvida.

Quanto vale um carro antigo?

Quanto vale uma Harley-Davidson comemorativa?

Vi uma Grand Cherokee 1995 Orvis Edition, mas não tem tabela?


Costumo dizer que neste negócio o valor é uma linha com um louco (vendedor) numa ponta e o outro doido (comprador) na outra, só é preciso fazer a linha encurtar e as pontas se encontrarem. Negócio tem de ser bom a todos os envolvidos.


É preciso entender que são peças que não se encontram em qualquer "prateleira".


Muitos modelos de carros foram produzidos apenas num determinado período de um único ano; muitas motos são comemorativas e tem edições limitadas e, muitas vezes, numeradas; os veículos dos anos 90 já estão despontando como antigos e as séries especiais serão ainda mais valorizadas e procuradas... entra aí um estudo sobre o produto, para que seja provada a verdade do fato.


Eu citei tabela. Tabela é apenas para referência de valores e deve ser usada para produtos comuns no mercado, mesmo assim este valor será diretamente influenciado pela qualidade e conservação do bem ofertado.


Vou dar dois exemplos para elucidar nosso texto: Não é porque o Sr. José comprou um Fiat 147 por R$ 5mil que todos os outros devem valer o mesmo. Existem carros que sofreram na vida e existem os que foram tratados com muito zelo, tem de haver diferenciação e é claro que um 81 série comemorativa dos 500mil produzidos tem de ter seu valor diferenciado frente à raridade e ao fato.


Uma Harley-Davidson FXST Softail Standard 2003 - 100th Anniversary, carburada, tem de ter seu valor diferenciado em relação ao mesmo modelo de 2007, por exemplo. Vale ressaltar que a busca pelas carburadas vem aumentando nos últimos tempos e isto fatalmente vai impactar o mercado. Existem ainda outros modelos que foram importados em números reduzidos, posso citar uma Electra-Glide comemorativa - 50th years Liberty Statue... um exemplar deste, se ofertado, tem de ser avaliado e encarado como uma jóia.



Uma "nova" modalidade que vem sendo aceita neste mundo dos veículos antigos e especiais, são as ofertas em leilões, muito comuns na Terra do Tio Sam e que por aqui até pouco tempo era muito discriminada pelo fato de conhecermos apenas os leilões de seguradoras e financeiras.


Mas como disse, este mercado é diferenciado e, é claro, os leilões seguem esta regra.


Muitos veículos de qualidade extrema são ofertados e provocam as mais variadas reações nos ofertantes, determina-se o valor de reserva que muitas vezes é ultrapassado e peças dignas das maiores coleções são arrematadas.



Outra modalidade que surgiu e é bem legal, mas precisa contar com a sorte, são as "Ações entre Amigos", nas quais com um valor bem baixinho você compra a cota com seu número da sorte e faz figa no dia da extração da Loteria Federal, existem sites específicos para isto e nós conhecemos felizes ganhadores de carros desta forma.


Isso aqui foi só uma pincelada muito rápida no mercado das nossa paixões.

Sempre digo que mais vale um gosto na garagem que o dinheiro no bolso; realize o seu sonho e não dê bola pra torcida.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page