Como Quebrar a Barreira dos Mil Inscritos no YouTube?
top of page

Como Quebrar a Barreira dos Mil Inscritos no YouTube?

Recentemente, com pouco mais de 2 anos de existência do canal de YouTube do Portal Gasolina, rompemos a famigerada barreira dos mil inscritos no canal e, ainda que esse não seja um grande marco em comparação com outros canais do YouTube, no nicho em que estamos, essa é uma primeira batalha vencida e, desde já, queremos agradecer profundamente os mais de mil assinantes de nosso canal.

Neste dia, nem estava em nosso radar chegar aos 1000 inscritos no canal, mas chegamos

Não é a primeira vez que eu tenho um canal que rompe essa barreira dos mil inscritos, pois o da minha antiga produtora de vídeo, a Quatrivia Films, bateu bem rápido essa marca e ainda temos vídeos lá com centenas de milhares de visualizações, mas era outro nicho, mais aberto e tive a graça de poder gravar gente bem famosa que acabou divulgando seu próprio vídeo que está hospedado nesse canal e fez a coisa toda bombar.


Mas, tanto lá quanto cá, o que isso significa para nós e como que você, que acabou de criar seu motovlog ou canal de YouTube no nicho dos motores pode se aproveitar de nossa experiência?


Engajamento


Na verdade, o número de inscritos (orgânicos) no canal é um resultado direto do trabalho que você tem feito em seus vídeos. Aquilo que você publica no YouTube tem agradado de tal forma quem assiste o vídeo, que essa pessoa acaba querendo mais e, por isso, se inscreve no canal.


O engajamento nos canais de YouTube, claro, não é medido pelo número de inscritos, mas isso já é um passo muito importante, pois é a partir dos 1000 que o YouTube começa a te ver com bons olhos. Na verdade, para contabilizar o engajamento, temos que medir o número de likes ou deslikes versus visualizações e, também, o número de comentários nos vídeos.


Geralmente, um canal com muitos inscritos também tem um alto número de likes per view e de comentários nos vídeos e, por isso, geralmente nós vemos os YouTubers mais treinados sempre fazendo aquilo que, em linguagem de copywriter chamamos de Call To Action. Sabe aquele «se você curtiu, deixe seu like, inscreva-se no canal, ative o sininho e compartilhe com seus amigos»? Então, esse é o CTA básico de um YouTuber.


Eu gosto muito do encerramento dos vídeos da Norely, que está dando a volta ao mundo de moto no canal Itchy Boots. Ela sempre termina seus vídeos falando: «– If you liked it, please give me a big thumbs up. Subscribe down below and then I'll see you in the next video.»

A holandesa Norely tem mais de 1 milhão e 300 mil inscritos em seu canal

Veja que ela usa repetidamente uma fórmula básica no final de quase todos os seus vídeos: «deixe seu polegar» e «inscreva-se abaixo».


SEO


Mas, não basta fazer um bom CTA em seus vídeos, pois o algoritmo do YouTube é cheio de mistérios e se ele resolver não mostrar seus vídeos, seu CTA estará chegando para pouca gente. Então, a galera que realmente ganha dinheiro na plataforma descobriu que uma das coisas que faz uma enorme diferença é o trabalho de SEO. E bote trabalho nisso.


Para quem não sabe o que a sigla significa, são as iniciais, em inglês, para otimização para o motor de buscas. Ou seja, é a maneira que você coloca o título de seu vídeo e a descrição de forma que, tanto o YouTube, quanto o motor de buscas do Google consiga colocá-lo num ranking mais alto e torná-lo relevante para as pessoas que realmente querem ver aquilo que você publicou.


Não tenha preguiça em fazer uma boa descrição de seu vídeo, repetindo em todos os parágrafos uma expressão que esteja relacionada a ele. É aquilo que chamamos de «palavra-chave» ou «keyword».


Por exemplo, se seu vídeo fala de "Fusca 1968", deixe bem claro isso no título do vídeo e repita essa expressão em todos os parágrafos da descrição. Assim, o motor de busca do YouTube irá sugerir seu vídeo todas as vezes que alguém buscar por "Fusca 1968".


O YouTube tem um campo específico para se colocar palavras-chave quando você subir um vídeo, mas elas não fazem muita diferença se a palavra chave principal não estiver no título do vídeo e várias vezes na descrição.


Uma dica que aprendi é você buscar um vídeo de outro YouTuber com o maior número de visualizações na plataforma que tenha o mesmo assunto do seu e, na cara dura, faça uma descrição e títulos muito parecidos com o daquele vídeo. O algoritmo do YouTube irá entender que seu vídeo tem alguma relação com aquele mais visualizado e irá te colocar na coluna de vídeos relacionados que aparece à direita da tela na plataforma. Com muita sorte, seu vídeo pode até ser o próximo recomendado automaticamente pela plataforma.


Divulgue em todas as redes sociais


Outra técnica para ganhar engajamento no YouTube é divulgar seus vídeos (trechinhos dele) em outras redes sociais com o link correspondente. Mas divulgue usando uma boa «copy», isto é, uma boa legenda que leve o seguidor da outra rede querer sair de onde está e ir até seu canal no YouTube. Isso não é fácil, mas fazendo a coisa direitinho, funciona.


Uma boa dica é estudar copywriting, que é nome da habilidade de escrever textos para propagandas. Existem técnicas para «vender» seu produto que funcionam muito bem há anos.


Uma boa thumb


Agora que você já percebeu que ganhar dinheiro no YouTube não é tão fácil assim e exige realmente um trabalho por detrás da coisa, deixe de preguiça, de uma vez por todas, e não permita que o YouTube escolha como será a capa de seu vídeo. Isso revela muito amadorismo e a plataforma entende que você está pouco se lixando para ser um parceiro deles.


Afinal de contas, não se esqueça jamais que o YouTube quer ganhar dinheiro em cima de seu vídeo. Não existe almoço grátis e aquele espaço nos servidores que os caras lhe oferecem tem um custo que eles vão tirar nas propagandas que rolam antes ou até no meio de seus vídeos. Se você atrair gente, eles até irão pagar para você uma fatia dessa grana, o que chamamos de monetização e é a meta de 10 entre 10 pessoas que viram uma possibilidade de trabalhar com essa plataforma.


Então, faça uma capa (uma Thumbnail) bacana para seu vídeo, pois ela irá ajudar a chamar a atenção de algum desatento para assistir seu conteúdo. Inúmeras vezes eu cliquei para assistir em vídeos realmente ruins que tinham uma thumb excelente e, certamente, deixei de assistir bons vídeos porque sua thumb era feia. Como também cheguei a ótimos canais por conta de uma thumb muito legal.

E você não precisa ser um expert em Photoshop ou Illustrator para fazer uma boa thumb. O aplicativo Canva faz isso para você com uma mão amarrada nas costas e ainda tem uma excelente versão gratuita, além dele, tem o Figma, que deu uma super melhorada nos últimos tempos e parece estar batendo o Canva em funcionalidades gratuitas.


Gere curiosidade


Eu já reparei que no nosso nicho de motores, os canais com mais inscritos e engajamento são aqueles que são verdadeiros diários de bordo. Meu amigo FelipeC, do canal Road Garage, experimentou isso quando começou a publicar sua viagem do Brasil até o Alasca no YouTube. Todo mundo queria saber onde ele estaria no capítulo seguinte e qual perrengue estaria passando.



O espanhol Carlos, do canal Charly Sinewan, o Freddie Dobbs, a Kinga Tanajewska, do canal Onherbike, o australiano Rob Hamilton, do canal Moto Feelz, e a própria Norely, que falamos acima, do Itchy Boots, são exemplos claros disso. Eles geram curiosidade e a tal da curiosidade, além de matar o gato, é um vício humano. Nós, seres humanos – e pelo jeito, também os gatos – sofremos desse vício terrível. Somos incrivelmente curiosos e sempre queremos saber o que acontece depois. É isso que gera o sucesso das séries do Netflix e até mesmo das novelas da Globo.

Nós criamos empatia com um personagem e queremos ver o que acontece com ele e isso pode ser um tremendo gerador de público e engajamento para o canal. Mas, aqui no Portal Gasolina, atualmente, pelas condições da vida, não temos meios factíveis de sair em um aventura dividida em capítulos e, por isso, temos sempre que buscar outros mecanismos para gerar engajamento e conversões para o canal. Talvez, esse também seja o seu caso.


Mas, não se desespere! Não desista de sua família e saia pelo mundo afora com sua moto ou carro antigo no melhor estilo aventureiro sem rumo. Da mesma maneira que existem esses motovlogs e autovlogs em forma de diário de viagem, também existem os canais que falam de coisas diversas e chegam muito longe, apenas mantendo um tema principal.


Uma sugestão (que nem sempre conseguimos fazer, mas seria maravilhoso) é que, se der para você fazer uma pauta mensal e já gravar os próximos 3 vídeos semanais que irá lançar, seria ótimo, pois, no fim do vídeo você pode deixar umas «cenas do próximo vídeo» e já irá contribuir para o engajamento em seu canal.


Periodicidade


Mantenha a periodicidade, pois as pessoas se acostumam com horários. Por exemplo, nós sempre buscamos lançar vídeos semanais às quintas-feiras. Quanto mais fiel a essa periodicidade, mais engajamento você terá.


Todos esses canais que citei acima têm periodicidade e ela, geralmente, é divulgada nas redes sociais dos canais. Isso é um tremendo catalizador de engajamento e de novos inscritos (conversões). A "novela das oito" nem é mais veiculada às 20h pela emissora, mas sua periodicidade foi tão marcante no início que acabou virando um verdadeiro quadro na programação. Todo mundo sabe o que é a novela das oito.


Interação


Por fim, e não menos importante, tenha uma interação imediata com seus seguidores, nem que você contrate uma equipe para isso à medida que o canal for crescendo e se tornar impossível responder a todos os comentários quando são postados. Nessa hora, certamente você terá uma grana para contratar um estagiário só pra isso.


Por exemplo, eu citei o Rod Hamilton, do canal Moto Feelz. Esse cara responde gentilmente a cada pessoa que comenta seus vídeos ou postagens em suas redes sociais em menos de 24 horas (sim, ele me respondeu 2 horas após eu ter comentado uma postagem dele). E ele tem um canal com quase 40 mil inscritos e um Instagram com quase 58 mil inscritos. É gente pra caramba! Aliás, esse cara manja muito de motovlog e as thumbs dele, no canal, são sempre formidáveis.


Conclusão


Se você cansou de ler todas as dicas acima e quer um resumo de tudo, vamos lá e, nesse caso, a ordem não é importante, pois você deve praticar todas elas ao mesmo tempo.


Antes de mais nada, faça um bom material de vídeo (o áudio é muito importante!!!!) - e essa dica nós já demos em outro artigo: https://www.portalgasolina.com/post/dicas-para-motovlog

  • Tenha um bom CTA no vídeo

  • Faça uma boa Copy (título e descrição)

  • Divulgue em outras redes sociais

  • Faça uma boa thumb

  • Gere curiosidade

  • Mantenha a periodicidade

  • Interaja rapidamente

Aproveitamos e deixamos abaixo o vídeo em que invadimos a comemoração de aniversário da Vale Wash e da CarT para também comemorar os primeiros mil inscritos do nosso canal no YouTube. Assista, deixe seu like e, se não for um inscrito, inscreva-se no canal.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page