Terças Normais: Troca de pneu da Black Betty
top of page

Terças Normais: Troca de pneu da Black Betty

Terça-feira é o dia de gravar matérias para o Portal Gasolina e, nessa semana, fomos até a Gas Bros Motorcycles em São José dos Campos para trocar o par de pneus da Street Glide do Zé Caetano, intimamente conhecida como Black Betty, e aproveitamos para iniciar uma série de dicas mecânicas, sugestão de um de nossos «internetespectadores».


Trocar pneu não é algo simples de se fazer em uma moto e tudo deve ser levado em conta, especialmente as indicações do fabricante da motocicleta sobre tamanho e diâmetro do pneu, peso e velocidade e, no pneu, tem que se estar atento à data de fabricação, pois pneu velho pode estar ressecado, o que diminui a aderência na pista.


Daí, você pode perguntar se é possível «desobedecer» as indicações do fabricante e colocar um pneu completamente diferente. Como pneu de carro na traseira, por exemplo. E, a resposta é sim, você pode colocar o que quiser em sua moto, mas irá sofrer as consequências de sua escolha. Essas alternativas só deve ser usadas em ocasiões especiais e por sua conta e risco, com indicações técnicas precisas de quem realmente saiba. Algo irá acontecer na moto, pois ela não foi projetada para isso (ainda que ela "aguente" o pneu diferente) e sua pilotagem terá que ser adaptada para o pneu diferente. Ou seja, se você não é um exímio piloto e não está fazendo as modificações por um motivo específico, não faça! Além disso, modificações em pneus, geralmente, exigem alterações em outras partes da motocicleta.


Na matéria, estamos dando as dicas para o uso regular da motocicleta, para o tipo de uso que ela foi projetada. No caso específico da Black Betty, ela é uma Harley Davidson touring, projetada para viagens longas em pavimento asfáltico na maior parte do tempo. Ela não é uma moto offroad e nem uma moto para alta velocidade. Além disso, é uma moto pesada (quase 400kg) e possui um centro de equilíbrio baixo. O pneu escolhido foi especificamente projetado para esse tipo de moto por um fabricante conceituado, as variáveis de peso e velocidade foram respeitadas e, também, muito importante, a instalação foi feita em oficina de confiança, com maquinário apropriado.


O resultado foi uma moto com sua perfeita dirigibilidade recuperada. Antes da troca, os pneus já estavam «quadrados», transmitindo para a pilotagem toda e qualquer irregularidade da pista, diminuindo sensivelmente a estabilidade em curvas de alta velocidade e perdendo aderência em pista molhada ou com sujeira e, agora, a moto está respondendo perfeitamente aos comandos de pilotagem e as irregularidades menores da pista já não refletem no guidão.


Enfim, assistam ao vídeo em nosso canal do YouTube. Inscrevam-se, cliquem no «sininho» e deem like, pois isso é importante para nós.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page