top of page

Principais lançamentos do Festival Interlagos em 2024

Mais um ano de Festival Interlagos acontecendo e algumas marcas trouxeram lançamentos exclusivos de suas motos para esse evento, que é, talvez, a principal feira de motocicletas do Brasil, reunindo praticamente todas as montadoras e importadores que figuram no mercado nacional, imprensa qualificada e influencers do meio.


Entre as inúmeras atrações do Festival, que vão desde churrasco fogo de chão a shows de músicos conhecidos, além da possibilidade de você pagar um tostão para rodar de moto no templo do automobilismo brasileiro, passando pelo famoso S do Senna, pela Reta Oposta, pelo Laranjinha, ainda é possível ver o que a indústria das duas rodas está trazendo para as ruas do Brasil.


Talvez, o maior destaque do Festival Interlagos 2024 tenha vindo da terra do Rei Charles. A moto mais comentada na imprensa e entre os influencers é a Triumph Daytona 660. Os 95 cavalos do motor tricilíndrico de 660cc dessa esportiva roncam alto em 12550 RPM de rotação máxima.


Triumph Daytona 660

Mas a Triumph não parou por aí e colocou em exposição as tão esperadas motos T-Series, isto é, a Scrambler 400 e a Speed 400, que já rodaram na pista de Interlagos neste festival e já eram esperadas pelo público no Brasil desde seu anúncio e pré-venda que aconteceu há um certo tempo.

Triumph Scrambler 400
Triumph Speed 400

Nesse ponto, a Triumph sai na frente da Royal Enfield, que não trouxe para o Brasil a nova Himalayan 450, apesar de seu lançamento internacional ter sido no EICMA, em Milão, no final do ano passado. Dessa forma, a Scrambler 400 da Triumph tem um grande espaço de mercado para abocanhar os fãs de aventura que estavam esperando uma moto de baixa cilindrada mais robusta que a antiga Himalayan.


E, por falar em Royal Enfield, apesar de não terem trazido sua nova moto adventure para a festa, fizeram um bom barulho ao expor a nova Shotgun 650, que seria, por assim dizer, a irmã mais despojada da recém chegada ao mercado, Super Meteor 650.


Royal Enfield Shotgun 650

Ainda que compartilhe de mesmo quadro, motor e outras características mecânicas da Super Meteor, a estética da Shotgun 650 faz dela uma bobber em seu melhor estilo. Sua pegada é mais minimalista e um detalhe que chamou a atenção do pessoal é a pedaleira do piloto mais recuada.


Porém, ainda que a Shotgun 650 já tenha dado as caras no Festival Interlagos 2024, não há previsão sobre quando ela chegará às concessionárias. Segundo a marca, a demora se dá pelo tempo necessário para a homologação da moto pelas autoridades brasileiras, da mesma forma que aconteceu com a Super Meteor 650, que só veio para as ruas há poucos dias.


A gigante japonesa Honda, que domina o mercado nacional com suas motos e scooters de baixa cilindrada, trouxe para o Festival Interlagos 2024 a Tornado XR300L, uma adventure de 300cc, para quem busca se aventurar sem gastar muito. Seria ela mais uma Himalayan killer?


A montadora japonesa também trouxe lançamentos de sua linha POP, essas pequenas motonetas de baixa cilindrada e baixo custo que são quase os Fiat Uno com escada no teto do mundo das motos.


A outra montadora nipônica que também tem presença marcante no mercado brasileiro, a Yamaha, fez um suspense no dia dos lançamentos à imprensa, e montou um verdadeiro dojo no autódromo para revelar a chegada ao Brasil da sua aventureira Ténéré 700. Uma verdadeira trail de 250kg e 73,4 cv, que já era esperada pelo público aventureiro do Brasil.


Outra japonesa que está dando o que falar é a Kawasaki Eliminator 500, mais uma cruiser oriental que agora divide espaço com a secular Vulcan. Essa moto tem o mesmo motor bicilíndrico da esportiva Z500 e poderíamos dizer, portanto, que é uma esportiva com roupa de custom.


Voltando às europeias, a alemã BMW, além dos novos lançamentos de sua linha adventure, F800, F900 GS e F900 GS Adventure, surpreendeu com o lançamento da R12, uma cruiser de 1250cc que pretende concorrer diretamente com a clássica Triumph Bonneville T120


BMW R12

Para quem ainda torce o nariz para a R18, que pretendia desbancar o mercado da Harley Davidson, a R12 vem com o mesmo motor boxer, mas ela tem um estilo um pouco diferente de posição de pilotagem que sua irmã de 1800cc. Talvez, nesse modelo, os pés já não fiquem tão espremidos embaixo dos cilindros do motorzão classudo da máquina alemã.


E já que estamos falando da Europa, a Itália trouxe duas novidades interessantes para o Festival Interlagos. A Ducati veio com a nova Diavel V4, um monstro de 4 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 1158 cc e 168 cavalos. Se o modelo Diavel anterior já era monstruoso em design e cavalaria, o novo modelo, que só desembarcou pouco mais de 40 motos no Brasil, é impressionante.


E um detalhe meio escondidinho, passando quase imperceptível, são as motos da italiana Fantic, que tenta entrar no mercado nacional com o modelo Caballero, com o motor de 500cc e 4 variações: Rally, Scrambler, Deluxe e Flat Track.


Fantic Caballero Flat Track

Considerado o maior evento de experiências do país, o Festival Interlagos 2024 acontece entre os dias 06 e 09 de junho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page