Os segredos do Drift
top of page

Os segredos do Drift

Atualizado: 10 de mar. de 2023

Neste semana, colocamos no ar mais um episódio do On The Road com uma entrevista com o piloto de Drift Rafael Faria. Ele nos conta como foi que surgiu a ideia de ser piloto de drift e o que é necessário para começar a prática dessa modalidade esportiva.


Rafael, que pilota um Chevette totalmente adaptado ao Drift conta como se dá uma prova dessa modalidade e explica que o Drift não é só fazer o carro derrapar. Na verdade, esse tipo de corrida, surgiu nas montanhas do Japão e ficou famosa em todo mundo com a franquia de filmes Velozes e Furiosos, tem uma dinâmica bem complexa em que o veículo não só tem que derrapar como tem que derrapar da maneira correta para poder pontuar.



Hoje, no Brasil, a modalidade comporta duas categorias de competidores. Uma categoria voltada aos pilotos mais experientes, em que os carros devem cumprir maiores requisitos de preparação e segurança e uma categoria para pilotos iniciantes, que dispensa tantas modificações no veículo. Contudo, o piloto também nos conta que para a prática do Drift, o veículo necessariamente precisa ser modificado (não basta você pegar um carro de tração traseira e sair derrapando).


Hill Climb Brazil


Rafael também colabora na organização de uma das modalidades de corrida de carros mais interessantes que existe e que já faz sucesso há décadas no continente europeu, que é a subida de montanha. Nela, basicamente, vence quem subir um trecho de estrada de montanha no menor tempo possível.


Aqui no Brasil já existe um circuito nacional de subida de montanha que conta com pilotos renomados de outras modalidades automobilísticas. Mas, Rafael garante que essa é uma modalidade de aficcionados, isto é, o sujeito que se dedica à subida de montanha, o faz por paixão, pois a modalidade não tem todo o apelo midiático que outras modalidades automobilísticas e o risco de vida é alto, já que não correm em autódromos mas em estradas normais, que não foram pensadas para uma corrida de carros.


Assista à entrevista de Rafael Faria em nosso canal no YouTube no link abaixo. Não se esqueça de se inscrever no canal, deixar seu like no vídeo e compartilhar com seus amigos.



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page