Os nomes das marcas: conheça sua origem
top of page

Os nomes das marcas: conheça sua origem

Atualizado: 10 de mar. de 2023

É claro que quando falamos de Harley Davidson, claramente se sabe que o nome da marca tem origem nos sobrenomes dos primeiros sócios e inventores das motos mais icônicas do planeta, mas e outras marcas, como Alfa Romeo, Volkswagen, MV Agusta, Ducati, Benelli ou BMW? Qual é a origem dos nomes das marcas?


O jornalista italiano da revista Moticiclismo, Beppe Cucco, também teve essa curiosidade e escreveu um artigo bem bacana sobre o tema com uma lista enorme de marcas de motos, mas aqui, como também somos fãs de algumas marcas de carros, vamos adicioná-las à lista e retirar alguns nomes que não são tão conhecidos por aqui.



Alguns nomes derivam do patronímico dos fundadores, como é o caso da HD, outros derivam de siglas, outros ainda surgem por histórias emocionantes e, por fim, uns simplesmente foram criados por seus fundadores, de maneira artística mesmo.


Alfa Romeo

Vamos começar com a italiana Alfa Romeo. A marca de carros italiana Alfa Romeo foi fundada por um francês em 1910. Alexandre Darracq fundou a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili, algo como “fábrica anônima de automóveis da Lombardia”. Era a A.L.F.A.


Em 1915, o italiano Nicola Romeo assumiu a direção do empreendimento e o dedicou à produção militar. Ele decidiu, então, mudar o nome da empresa também e, assim, a ALFA virou Alfa Romeo.

A companhia viria a se tornar uma gigante na categoria dos esportivos, e foi onde Enzo Ferrari começou sua carreira, antes de fundar sua empresa. A Scuderia Ferrari começou com carros da Alfa Romeo.


Alfa Romeo também já teve uma fábrica no Brasil, e vendeu os modelos JK por aqui, entre 1960 e 1968: primeiro, o 2000, depois, o 2150. E, mais tarde, o modelo exclusivo brasileiro, o Alfa Romeo 2300.


AUDI

Em 10 de maio de 1904, August Horch fundou a Horch & Cie. Motorwagenwerke AG para fabricar carros. Mas ele acabou tendo problemas com o gerente financeiro da companhia, que era uma sociedade.


Então, em 1909, ele fundou outra empresa, a August Horch Automobilwerke GmbH. Contudo, não podia mais usar seu sobrenome, pois estava registrado em seu primeiro empreendimento, e os direitos não eram seus.


“August Horch” também foi proibido pois, um ano depois, ele mudou o nome para Audi Automobilwerke. Audi é a tradução do sobrenome alemão para o latim, e quer dizer “ouça”, de audição.


Aprilia

A fabricante de "motorini", também italiana, Aprilia, fundada em 1945, tem seu nome simplesmente criado por seu fundador, Alberto Beggio, em homenagem ao carro Lancia Aprilia que, segundo ele, era o melhor carro do mundo. Hoje a Aprilia faz parte do grupo Piaggio.


BMW

A Bayerisch Motoren Werke, que pode ser traduzida como Fábrica Bávara de Motores, leva o nome da região onde foi estabelecida em 1917 na Alemanha, a Baviera. Inicialmente, ela fabricava motores de aviões e, a despeito de que alguns dizem que sua logomarca lembra o hélice de aviões, na verdade ela só leva as cores e formas da bandeira da Baviera.


Cagiva

Nós tivemos motos dessa marca no Brasil há alguns anos e seu nome deriva de um acrônimo entre o nome de seu fundador, Giovanni Castiglioni, e o local onde foi fundada em 1950, Varese, cidade italiana da região da Lombardia. Portanto Castiglioni Giovanni Varese.


Can-Am Motorcycles

A fabricante canadense daquele tatu com cobra gigante que não se sabe se é um carro com 3 rodas ou simplesmente um triciclo, mas que traz para o piloto o pior dos dois mundos, pois o sujeito fica travado no trânsito e toma chuva do mesmo jeito, traz seu nome da junção de Canadá e América. Just it!


Ducati

Nossa também admirada fabricante de Bolonha (Ita) traz seu nome do patronímico de seu fundador, Antonio Ducati. De 2012 para cá, ela é controlada 100% pela Lamborghini.


Fiat

Ah a nossa querida italiana! Essa fábrica que criou tantas de nossas viaturas do Portal Gasolina tem seu nome originado na região onde se situava na Itália, Fabbrica Italiana Automobili Torino. Aqui, simplesmente, FIAT Automóveis S.A. com sede em Betim MG.


FNM

Mais popularmente conhecida como Fê Nê Mê, pela pronúncia das letras do alfabeto praticada antigamente, especialmente na região Nordeste do Brasil, vem da sigla de Fábrica Nacional de Motores. Era uma estatal e produzia motores diversos.

Iniciou a produção de caminhões, basicamente chassi e conjunto motriz, as cabines eram oferecidas por encarroçadoras como Metro, Brasinca entre outras.


Posteriormente produziu um veículo sedan baseado numa Alfa Romeo Italiana, aqui batizado de JK (homenagem ao então Presidente Juscelino Kubitschek) e evoluiu para FMN 2150. Por fim produziu a Alfa Romeo 2300 (único modelo a receber o nome e logotipo da marca fora da Itália) de 1974 até 1977 quando a FIAT assumiu as operações.

Marco na história da Indústria Automobilística Nacional é que o Brasil foi o único país do mundo a produzir uma Alfa que não a Itália.


Harley Davidson

A Harley, como já dissemos, traz seu nome dos patronímicos dos sócios fundadores, Arthur Davidson e Will Harley. Sem surpresas.


Honda

Nossa querida fabricante japonesa, que encheu o mundo com suas maravilhas em duas e quatro rodas, fundada em 1946, tem a origem do seu nome justamente no nome de seu fundador, Soichiro Honda.


Husqvarna

Já tivemos motocicletas da marca no Brasil e hoje é mais comum ver seu nome estampado em máquinas agrícolas e ferramentas de paisagismo. Fundada em 1689 (isso mesmo! No século XVII) ela leva o nome da cidade onde nasceu, na Suécia. Era uma fabricante de armamentos e lançou sua primeira moto em 1903. Hoje ela pertence ao Pierer Mobility Group, junto à KTM e GASGAS.


Indian Motorcycles

Fundada em 1901 tem seu nome criado para homenagear os índios norte-americanos e os primeiros anos de fundação do país.


Jaguar

Em 1922, foi fundada a Swallow Sidecar Company, que fabricava sidecars para motos. Mais tarde, depois de fazer uma parceria, a companhia também começou a produzir carros.


Alguns modelos tinham o nome de Jaguar e, devido à marca, eram chamados de SS Jaguar. Então, veio a Segunda Guerra Mundial, e as tropas Schutzstaffel, ou SS, de Adolf Hitler.


Por não querer ser confundida com um exército assassino, a companhia inglesa achou melhor mudar de nome. Em 1945, a Swallow Sidecar reuniu seus investidores e todos concordaram em adotar o nome de Jaguar.


Kawazaki

Outra japonesa que leva o nome de seu fundador Shozo Kawazaki em sua marca. A empresa surgiu em 1878, mas sua primeira moto só veio à luz em 1952.


KTM

Fundada por Hanz Trunkenpolz em Mattighofen em 1934, tinha o nome de Motor Vehicles Trunkenpolz Mattighofen (fale isso bem rápido, 3 vezes!). Mas, em 1950 chega à sociedade o Sr. Ernest Kronreif e o nome muda para Kronreif Trunkenpolz Mattighofen e, como esse nome é um verdadeiro trava-línguas, melhor abreviar.


Lambretta

Ah! Essa nossa queridinha! Tanto sucesso fez nas ruas e estradas brasileiras essa motoquinha estilosa. Sua fábrica se chamava Innocenti e ficava no bairro Lambrate, em Milão. A motoquinha e, por consequência, a marca ganhava o nome do rio que passava por aquela região, de nome Lambro.


Montesa

Aqui vai outra marca que os jovens há mais tempo conheceram bem. Montesa quer dizer selvagem em espanhol. Fundada em 1939, desde 1985 faz parte da Honda.


Mercedes-Benz

O nome Mercedes começou com Emil Jellinek. Ele era cônsul da Áustria em Nice, no sul da França, um apaixonado por competições automobilísticas, além de representante da fábrica de Gottlieb Daimler.


Em 1900, ele foi à Daimler pedir a produção de algumas unidades de um veículo preparado para competições. A fábrica não quis se envolver com corridas, receosa de que algum acidente pudesse prejudicar sua imagem, e pediu a Jellinek um outro nome para sua série especial.


Ele deu o nome de sua filha: Mercedes. O sucesso da série Mercedes foi tamanho, que os clientes já não queriam mais carros Daimler, porém, Mercedes. E a fábrica acabou batizando, assim, toda a sua produção. Depois disso, em 1926, as empresas de Gottlieb Daimler e Karl Benz se uniram e, assim, surgiu a fábrica Daimler-Benz e a marca Mercedes-Benz.


Moto Guzzi

Fundada em 1921 por Giorgio Parodi e Carlo Guzzi, traz, obviamente, o patronímico de um de seus fundadores.


MV Agusta

Outra italiana que circulou por terras tupiniquins, foi fundada por Domenico Agusta e se chamava Meccanica Verghera Agusta, dando origem ao nome reduzido.


Piaggio

A fabricante de scooters, entre eles a famosa Vespa, tem seu nome em virtude do patronímico de seu fundador, Rinaldo Piaggio.


Royal Enfield

Em 1891, os senhores R. W. Smith e Albert Eadie assumem a gestão da Townsend Cycle Company e em 1893 fundem sua empresa com a Royal Enfield Small Arms Company para formarem a Royal Enfield, que leva o nome da região de Enfield, na Inglaterra. A primeira moto da empresa foi lançada em 1901. Depois, em 1949 surgiu a parceria com a indiana Madras Motors e em 1955 começa a produção das motos na Índia.


Suzuki

Mais uma japonesa e adivinhe só e onde vem seu nome?! Claro, de seu fundador, Michio Suzuki.


Triumph

Fundada em 1886 pelo alemão Siegfried Bettmann, como uma fábrica de bicicletas com o nome "Triumph". Logo depois, em 1902, surge sua primeira moto.


Yamaha

Mais uma japonesa e, claro, seu nome tem origem no nome do fundador, Torakusu Yamaha. Só que ele não fundou a fábrica de motos diretamente. Ele tinha fundado a companhia matriz 1887, com o nome de Nippon Gakki. O fundador da fábrica de motos como conhecemos foi Genichi Kawakami, mas em 1987, comemorando os 100 anos do surgimento da empresa, eles resolveram mudar o nome de Nippon Gakki para Yamaha Corporation.


Ainda num breve resumo, muitas delas trazem o sobrenome de seus fundadores, como Adam Opel, Alejandro de Tomaso, André Citroën, Armand Peugeot, Bruce McLaren, David Dunbar Buick, Emile Delahaye (da extinta fábrica francesa), Enzo Ferrari, Errett Lobban Cord (da antiga norte-americana), Ettore Bugatti, Ferdinand Porsche, Ferruccio Lamborghini, Henry Ford, Henry Frederick Stanley Morgan (da marca inglesa de carros esporte), Herbert Austin (também britânica), Jehangir Tata (da empresa indiana), João Augusto Conrado do Amaral Gurgel (genuinamente brasileira), John Willys, Louis Chevrolet (associado a William C. Durant), Louis Delage (da antiga francesa), James Alexander Holden (da marca australiana, apesar de não fazer automóveis na época), Ransom E. Olds (criador da Oldsmobile), Vincenzo Lancia, Walter Chrysler, Walter Owen Bentley e Wilhelm Maybach (da marca de luxo alemã).



















144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page