Sportster: A ameaça ao "Triunfo" Inglês
top of page

Sportster: A ameaça ao "Triunfo" Inglês

Atualizado: 10 de mar. de 2023

O ano era 1957 e a já consagrada Casa de Motocicletas de Milwaukee, de William Harley e dos irmãos Davidson, precisava lançar uma máquina mais leve e rápida para combater as inglesas Triumph nas pistas.


Começa aí a produção de um modelo de sucesso, um projeto que se aprimorou com os anos, mas está até hoje no portfólio de produtos da Harley Davidson, as Sportster.


Nasceu com um propulsor de 55 polegadas cúbicas (algo próximo de 901 cm cúbicos), atingiu seu objetivo, foi sucesso absoluto nas pistas.


Uma curiosidade para este modelo foi a junção do motor e câmbio numa mesma "caixa" e todo este conjunto era fixado diretamente ao berço do quadro, toda a "pulsação" era passada ao piloto.




As Nossas Modelos


Nossas jovens modelos têm hoje apenas 23 anos, nasceram quando a Sportster completava 40 anos de sucesso absoluto.


Vamos detalhar um pouco destas irmãs para vocês.

Nascidas em 97, elas têm um coração que pulsa forte, afinal são 1200 cilindradas; existem diferenças entre elas, uma ganhou o nome de Sport e a outra de Custom.


A Sport


Originalmente montada com algumas particularidades mecânicas, tinha nos freios dianteiros, um par de discos flutuantes; suspensão dianteira regulável; painel completo (Velocímetro e Tacômetro); filtro de ar e embreagem Screamin Eagle; pedaleiras recuadas - uma pegada mais esportiva - e a suspensão traseira à gás, também ajustável.


A Custom




Originalmente abusou dos cromos e acessórios, roda dianteira de 21 polegadas com pneus 90-90/21; disco de freio flutuante e pinça simples; farol com aro alongado e carcaça cônica; riser em formato de torre que inclui o painel luminoso de informações juntamente com seu velocímetro; motor com pintura em preto e as tampas cromadas; comando avançado, proporcionando conforto; banco duplo e pedaleira para a garupa (banco de moto não se leva hómi) e para finalizar a roda traseira fechada.


Nas nossas modelos, algumas coisas foram feitas ao gosto de seus felizes proprietários, logo conflitam com nosso texto.


Born in the U.S.A.





Houve um tempo, no final dos anos 2000, que o grupo que detinha o comércio das HD no Brasil, iniciou o processo de montagem das motos em Manaus-AM.


Mas quem conhece sabe o que quer dizer o número 1 no início do chassi das nossas modelos... Nasceram e vieram da Terra do Tio Sam.





54 visualizações0 comentário
bottom of page