Zé Caetano

mar 12 min

Harley Davidson relança a Hydra-Glide

Para nós, do Portal Gasolina, especialmente para este jornalista que escreve este texto, essa é uma notícia que tem um profundo contexto emocional. A nova Harley Davidson Revival é nada mais, nada menos, que a Hydra-Glide, uma moto que fez sucesso na década de 50, também aqui no Brasil.

foto: Josh Kurpius

Foi em 1949 que a suspensão dianteira com o nome de Hydra-Glide surgiu no mercado e as motocicletas da montadora de Milwaukee contavam com um motor Panhead de 74 polegadas cúbicas. Em 1951 foi fabricada uma moto muito especial, que veio a ser pilotada por minha saudosa mãe, já no início dos anos 60.

Mas, o modelo mais marcante e mais famoso foi a FLH de 1956, que apresentava uma pintura com base vermelha e uma faixa branca, e baseado neste modelo com o esquema de cores "slash", que a Harley Davidson lança sua moto "Icon" desse ano.

foto: Josh Kurpius

O ícone da era Panhead chega no chassi softail equipado com o novo motor Milwaukee 8 de 114 polegadas cúbicas, mas traz em seu design inúmeros detalhes que remetem àquela clássica estradeira do pós-guerra.

foto: Josh Kurpius

Com produção limitada a 1750 unidades, ela também vem no clássico esquema de pintura "slash", com fundo vermelho e a faixa branca, trazendo o emblema semelhante aos modelos originais.

Um destaque especial deve ser dado aos bags laterais e ao banco, que trazem rosetas em tons avermelhados e franjas de couro. Com a única diferença de que, há época, algumas dessas motos costumavam ter um grande banco em formato de selim que sustentava o piloto e a garupa. Agora o banco é solo.

foto: Josh Kurpius

A moto também traz um pára-brisas com a parte debaixo em tom de vermelho, que pode ser retirado, no mesmo esquema das atuais Heritages.

foto: Josh Kurpius

Comemorando os 75 anos do surgimento dos modelos Hydra-Glide, essa moto chega ao mercado americano por 25 mil dólares e se une aos outros ícones revisitados da marca, como a Electra Glide Highway King, de 2023, a Low Rider El Diablo, de 2022, e a Electra Glide Revival, de 2021.

foto: Josh Kurpius

E para quem duvida que essa moto chegue ao Brasil, no sábado de carnaval nós nos deparamos com uma Electra Glide Revival na concessionária da Harley Davidson em Campinas.

Sem dúvida, agora a Harley Davidson lançou uma moto que bateu lá no fundo do nosso coração. Quem sabe uma delas não venha a fazer parte do acervo de viaturas do Portal Gasolina um dia?

E esta é a Dona Irene, mãe desse jornalista que assina o texto, em sua Hydra-Glide e o ano era 1962, mas a moto devia ser 1951

    710
    0